Resultado da Pesquisa Nacional do Plastimodelismo
Olá pessoal, finalmente consegui terminar de compilar todos os dados da pesquisa, peço um milhão de desculpas pela demora em divulgar o resultado, porém a vida particular sempre fala mais alto que o hobby então às vezes tenho que deixar o Blog um pouco de lado…mas agora vai.
Como realizei na pesquisa anterior vou traçar um perfil do modelista nacional baseado na maioria das respostas. A pesquisa foi realizada entre 09/01/22 e 25/02/23 e contou com a resposta de 632 pessoas. Vamos ao resultado.
Nosso modelista padrão brasileiro irá se chamar SprueMan, ele mora no estado de São Paulo, é do sexo masculino e tem formação superior. Sua idade é de 55 anos e sua renda mensal é acima de 5 salários mínimos. Não foi possível determinar em qual área de formação acadêmica ele é formado e também em qual setor ele trabalha, pois na pesquisa as respostas foram “outro” para as áreas e setores apresentados.
SprueMan iniciou no hobby quando tinha 15 anos, e certamente pratica o hobby há mais de 15 anos. Ele dedica ao hobby cerca de 3 horas semanais, finaliza cerca de 3 kits por ano e leva em média 3 meses para montar um kit. SprueMan tem em seu estoque mais de 100 kits, e sempre que vai montar um kit usa o Google como fonte de pesquisa. A sua marca de kit preferida é Tamiya e o seu tema principal de montagem é aviação héçlice na escala 1/72. Sua pinturas se dividem entre tintas da marca Tamiya e Gunze, embora ele não tenha nehhum tipo de restrição para usar tintas a base de solventes. Seu principal aerógrafo é da marca STEULA.
O principal motivo de montar do SprueMan é a diversão, e o que ele mais deseja é poder ter mais tempo para poder montar seus kits. Ele gosta de usar materiais próprios para o modelismo, mas quando usa materiais caseiros a razão é porque os próprios custam caro demais em lojas brasileiras. Ele diz que a razão principal para usar materiais próprios é a agilidade na hora da montagem.
Quando o SprueMan quer se atualizar sobre o hobby ele usa os grupos no WhatsApp e Blogs como fontes de pesquisa. Atualmente o SprueMan tem gasto menos de 200 Reais como hobby mensalmente, e o que ele mais compra são kits. Nos últimos 3 anos o SprueMan disse que continua gastando o mesmo com o hobby. É nas lojas no exterior onde ele compra mais, porque por lá o preço é menor (nota: lembrando que a pesquisa foi realizada antes dos novos impostos de importação cobrados diretamente na fonte)
Quando o SprueMan decide comprar no Brasil ele o faz porque aqui a entrega é mais rápida, embora ele não vá montar o kit de imediato, ele quer receber logo para compor a pilha de caixas (risos).
SprueMan usa aftermarkets e a principal razão para usá-los é aumentar os detalhes das montagens, o principal tipo de aftermarket que ele usa são os photoetcheds. SprueMan gosta de ter livros relacionados ao hobby, porém não os lê, apenas usa como fonte de referência. Ele assina revistas de modelismo e a maioria das coisas que lê estão em outra língua.
SprueMan participa de concursos e disse que gosta de participar para poder interagir com os amigos e conhecer mais sobre o hobby, porém também está interessado na premiação. O único problema dele não participar de mais eventos é a distância de onde mora. Sendo assim, participa entre 2 e 3 eventos por ano e acredita que os eventos on-line não irão substituir os presenciais. Ele também disse que compra nas lojas que estão nos eventos e que participaria em um evento sem premiação.
Basicamente esse é o modelista padrão dentre os 600 que responderam a pesquisa. Infelizmente o pessoal não se motivou a participar desta vez e tivemos praticamente metade da quantidade de participantes da primeira edição o que pode, de certa forma, enviesar um pouco o resultado da pesquisa.
Quanto a comparações com o resultado da pesquisa de 2017, pouca coisa mudou, o que mostra que o hobby está estagnado e com os seus praticantes envelhecendo.. haverá um fim? não podemos afirmar, mas vamos aproveitar enquanto podemos!
E por fim quero primeiro agradecer a todos os modelistas que dispuseram de seu precioso tempo em responder a pesquisa, muito muitíssimo obrigado.
E segue abaixo o link para download do resultado!
Clique para baixar a Pesquisa_Nacional_Plastimodelismo
Lucas
Muito interessante e educativa a pesquisa.
Ajuda produtores e lojistas a afinar o sentido de negócio, bem como dá uma cara aos modelistas em geral.
Entendo que uma preocupação apontada seja a média de idade dos modelistas, mas é natural que a maturidade e aposentadoria colaborem para a inserção do modelismo na vida deste grupo.
O pessoal mais novo ou em idade de trabalho, está mais focado em suas conquistas e necessidades imediatas de vida e sociedade.
Assim, têm um certo distanciamento quanto a um modelismo mais “caseiro” e com menos interação social.
Em outros hobbies isto também ocorre.
E depois de 50 anos de modelismo, ouvindo a mesma história de que o hobby está morrendo, ao mesmo tempo que os fabricantes lançam produtos cada vez mais incríveis, fica patente uma bobagem sem fundamento.
O que vejo na realidade é que o hobby evoluiu muito nestes anos.
Tanto na qualidade, como na forma de acesso ao kit e informação.
Sua pesquisa foi muito importante e gostei de ler os resultados.
Parabéns.
.
Oi Wilson,
Fico feliz com o seu comentário e você tem uma boa dose de razão!
Plastiabraço!
Entendi. A forma com a qual o formulario foi construido não permite correlacionar adequadamente uma tematica com escala. Quem sabe na proxima voce refina isto. Abraço e parabéns
.
Exatamente porque era possível selecionar mais de uma temática na resposta, eu não quis travar isso porque raros são os casos em que o modelista monta uma única temática.
Obrigado e plastiabraço!
Exatamente isto. Quero saber o numero de adeptos nas principais escalas de militaria
.
Essa informação não consigo extrair porque no questionário era permitindo que o modelista pudesse escolher mais de uma categoria de montagem, tanto que se você somar os valores de modelistas que praticam as escalas e as temáticas verá que dá um valor bem maior do que a quantidade de pessoas que responderam. No caso de militaria, por exemplo, 91 pessoas disseram que montam 1/35 e 241 pessoas responderam que montam militaria WWII
Para ter essa informação o ideal seria permitir apenas uma categoria e uma escala (ou vice versa), aí seria possível extrair, porém sabemos que a grande maioria de nós não monta somente uma categoria/escala e talvez o resultado pudesse ficar enviesado.
Dessa forma que está a pesquisa não tem como relacionar estes dados.
P.S. Por questões de privacidade de dados, mesmo excluindo os dados pessoais de quem responde, eu prefiro não compartilhar os dados brutos da pesquisa.
Estimado Lucas, Eu baixei a pesquisa com os gráficos. Lá só mostra as temáticas e escalas preferidas. Não tem como filtrar somente militaria para ver quantos modelistas preferem 1/35, 1/48 e 1/72.
tem como disponibilizar os dados brutos?
.
Oi Ricardo,
Os números quer aparecem no topo de cada coluna são as quantidades, por no caso da 1/35 por exemplo você vai que são 91 modelistas, 1/72 são 188 modelistas e por aí vai.
Agora eu acho que você está dizendo que quer ver dentro de cada temática qual é a escala de montagem, é isso?
Plastiabraço!
Parabéns pela pesquisa.
Teria como refinar alguns detalhes? Acho bem interessante saber quais escalas são modeladas em cada categoria. Acho que deve ser fácil você fazer esta correlação. Eu tenho muita curiosidade em saber quantos modelistas são adeptos da militaria 1/35 ou 1/72.
agradeço pelo empenho
.
Oi Ricardo!
Obrigado por deixar seu comentário, se você baixar o resultado da pesquisa vai ver essas informações, a pesquisa está disponível pra baixar no link que coloquei ao final do texto 🙂
Plastiabraço!!